quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sabe temperar a sua saúde?

 Temperando a Saúde


Por Simone Dias

Os temperos dão mais cor, aroma e sabor aos pratos que preparamos todos os dias, o que muita gente não sabe é que além de todas essas qualidades eles cuidam da nossa saúde de forma natural.
Confira abaixo alguns dos temperos mais usados no dia-a-dia do brasileiro e o que eles contribuem para nosso organismo e surpreenda-se. Bom Apetite!

Colorífico (Colorau)

Sementes
Expectorante e digestiva. Anti-hemorrágica, hipotensora (diminui a tensão), antibiótica, laxante, afrodisíaca e também são usadas para o tratamento da diabetes, tosses, irritações na faringe, no tratamento de queimaduras de pele. O pó do arilo das sementes é utilizado para combater sarna e piolho e em gargarejos para o tratamento de amidalites e afecções bucais.
Raiz
Anti-inflamatória e cicatrizante.
Folhas
Depurativa, estomáquica, laxante, cardiotônica e para o tratamento de sarampo, bronquite e faringite.
Poupa
Contra asma, diarreia, disenteria, dor, febre, também usada no tratamento do sarampo.

Cominho

Boca e Estomago: É empregado nas debilidade azia, dor, espasmo, flatulência e outras perturbações dos intestinos, principalmente em crianças.
Diurético
Rica em ferro fortalece o sistema imunológico e enzimát
ico do corpo.
Digestivo, desintoxicante, limpa o fígado, elimina toxinas e auxilia no emagrecimento.
Anticancerígeno: previne câncer e tumores no fígado e estômago.


Cravo da Índia

Estimulante, excitante e digestivo.
Seu óleo acalma a dor de dente.
Cuidado: Seu consumo é desaconselhável para mulheres grávidas.

Coentro

Planta: Anti-diabética, estimulando a produção de glicemia. Anti-inflamatório, anti-histérico, antiespasmódico, antisséptico, redutor de Colesterol (LDL), é indicada para o tratamento de afecções gastrintestinais, febre quartã, acidez estomacal, estômago dilatado, picadas de cobra (pó) e dores histéricas. Combate a flatulência, limpa e desinfeta a região intestinal.
Frutos: são carminativos (agente de limpeza), estimulantes, estomáquicos, anti-inflamatórios, depurativos, tônicos gastrintestinais, sudoríferos, febrífugos, anti-histéricos, excitantes, antiespasmódicos, antissépticos, descongestionantes do fígado, vermífugos.

Açafrão

Ação emenagogas, antiespasmódicas, eupépticas, sedativas. São empregados nos casos de asma, coqueluche, histeria, bem como contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Oito a dez estigmas, em infusão, são suficientes para um chá. Para combater as hemorróidas, aplicam-se cataplasmas quentes, preparados com o infuso desta planta (três gramas para uma xícara de água). Consumo desaconselhável para mulheres

0 comentários:

Postar um comentário